Você sabe a diferença entre enólogo, sommelier e enófilo?

Por . em 21/10/2019

Enólogo tem o sufixo (terminação) “logo” do grego “logos”, que se refere a pessoa que estuda, que tem conhecimento científico em algo, um especialista. É o indivíduo formado em faculdade de enologia. Esse profissional tem suas responsabilidades definidas dentro da indústria, cuida desde a viticultura até o produto final, passando pela vinificação, estabilização, envelhecimento, engarrafamento, controle de qualidade, análise química e sensorial dos vinhos. Enfim, é o mestre responsável pela criação do vinho de ponta a ponta.

Sommelier, palavra de origem francesa, tem sua origem associada aos antigos provadores de vinhos da realeza. Hoje, é utilizada para se referir ao responsável por assessorar a escolha na hora da compra ou na harmonização do vinho, cuidando da perfeição do serviço, das taças adequadas e temperatura ideal. Existem diversos cursos para um sommelier, que passam pela história do vinho até a gestão de carta de um restaurante.

Enófilo, com sufixo “filo”, também de origem grega, refere-se a pessoa que está ligada a algo ou quer algo. O termo é utilizado então para designar todos os adoradores, entusiastas e interessados em conhecer e degustar vinhos em maior profundidade.

Luis Groff, escritor brasileiro e amante de vinhos, certa vez disse uma frase que ficou famosa: “Não sou enólogo, enólogo é um sujeito que diante do vinho toma decisões. Eu, diante de decisões, tomo vinho.”

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas