Quando a Rolha não Ajuda

Por . em 19/05/2019

Ninguém espera que a rolha quebre dentro do gargalo ou emperre na garrafa, não é mesmo? Mas isto acontece o tempo todo, com todo mundo e uma hora pode ser a sua vez!

Quando isso acontecer, não se desespere, existem diversas formas fáceis e viáveis de lidar com esta situação. Pensando nisso resolvemos fazer um tutorial simples para auxiliar você nessa terrível situação.

A rolha quebrou. O que fazer?

Primeiro de tudo, isso acontece por causa de um saca-rolha inadequado, uma pressão mal aplicada, um vinho mal armazenado, ou simplesmente um pouco de azar.

Se a rolha quebrou, aqui vão duas opções do que fazer:

A primeira é se o pedaço que ficou dentro do gargalo for grande, tente tirá-lo, novamente com o saca-rolha. Mas dessa vez, insira a espiral do saca-rolha em uma posição meio na diagonal.

A segunda é se o pedaço que ficou for pequeno. Não insista, empurre-o para dentro da garrafa e, antes de servir o vinho, use um filtro de papel para separar bem o líquido de qualquer farpinha da rolha. 

Agora se a rolha emperrou?

Se isso acontecer, não adiantar dizer que virou um caso de honra abrir esse vinho. Usar a força bruta não adianta, a rolha não vai sair do lugar. Há uma maneira de resolver esse problema, bem mais rápida e fácil e sem correr o risco de criar calos nas mãos. Para isso e só mergulhar o gargalo da garrafa em água morna ou segurar pelo pescoço da garrafa embaixo da torneira com água quente por 1 minuto ou mais. Agora com o vidro expandido, seja a rolha natural ou sintética, ela vai deslizar com mais facilidade pelo gargalo. Então, insira o saca-rolha novamente, mas se a rolha já estiver muito perfurada, sem chance de aguentar mais uma tentativa do saca-rolha, pressione-a para dentro da garrafa e depois use um filtro de papel para filtrar o vinho.

Claro que há muitas outras maneiras de resolver esses problemas, algumas pessoas mais criativas sugerem o uso de parafusos, facas e até sapatos no processo! Aqui optamos por soluções simples e eficazes!

Agora tendo em mente essas soluções você pode transformar essa situação de um desastre para uma inconveniência momentânea.

Comentários
1 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Thomaz
Olá Gostei muito desse post.

Posts Relacionados

Harmonização com Fondue

Chardonnay
Por . em 19/05/2019

A beleza da gastronomia é a harmonização de vinhos e pratos com suas inúmeras possibilidades de combinações, criando novos sabores e experiências sensoriais memoráveis, confira nossa sugestão para harmonização para fondue de queijo Os suíços, inventores da comida, são radicais: fondue de queijo, para eles, …

Continue Lendo

Vinho Seco, Meio Seco ou Suave

Curiosidades
Por . em 19/05/2019

Cada país possui uma classificação legal para dizer se o vinho é suave, meio seco ou seco. Essa classificação é feita de acordo com a quantidade de açúcar em gramas/litro contida no vinho. Para a maioria das pessoas, uma variação de 1 ou 2 gramas de …

Continue Lendo
Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas