Qual vinho servir na Ceia de Natal?

Por . em 21/12/2021

Está chegando o fim de ano e a tão aguardada ceia de Natal. O espírito natalino e a vontade de festejar estão no ar. Tudo começa a ficar mais bonito com as decorações da época.

Momento de reunir a família, reencontrar os amigos, compartilhar histórias e matar as saudades, com um brinde especial e diversas receitas para harmonizar.

Para entendermos melhor, a harmonização entre vinhos e alimentos é uma forma de combinar pratos de comida com os rótulos mais adequados para ter uma experiência mais agradável na refeição. Dessa forma certos elementos como textura e sabor, presentes nos vinhos e nas refeições devem interagir uns com os outros, assim formando a harmonização ideal.

Confira:

Castanhas e nozes

Para harmonizar com castanhas, amendoim, avelã e nozes, a melhor opção é o champagne, o mais famoso espumante do mundo. Caso não tenha o champagne, pode acompanhar com espumante nacional, um cava espanhol ou um bom rosé. Mas se as castanhas e nozes foram servidas ao final da refeição, aposte nos vinhos de sobremesa.

Tender e pernil

Geralmente nessa época, o tender e o pernil de porco são os dois cortes queridinhos da mesa dos brasileiros, sempre servidos com molhos doces, como de abacaxi e de maracujá.

Essa carne tem sabor delicado, mas pode ser gordurosa. Sendo assim, o mais indicado é um vinho de sabor menos intenso e acidez elevada, como os espumantes, brancos aromáticos, rosés delicados e tintos leves.

Peru e Chester

Costumam ser servidos assados, acompanhados de arroz, farofa e molhos adocicados, como o de laranja. Vinhos brancos ou rosés, são perfeitos com chester, que é uma ave mais leve, de sabor mais próximo ao frango. O peru, que é uma ave de sabor mais intenso, deve ser acompanhado de vinhos tintos de corpo leve e taninos suaves, como os elaborados com as uvas Pinot Noir e Gamay.

Bacalhau

Esse peixe maravilhoso é muito versátil pois pode ser preparado de diversas maneiras: assado, cozido, grelhado, junto ao arroz ou macarrão. As receitas conservam o sabor forte, com toque salgado e bastante gordura, principalmente dos azeites de oliva. O bacalhau pode ser acompanhado tanto de vinhos brancos, como os elaborados com a uva Alvarinho, quanto vinhos tintos, como os produzidos com as uvas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz.

Salpicão

É um prato que pode ser feito de diversas formas diferentes. Porém, a receita mais popular leva frango, cenoura, pimentões, seleta de legumes, passas, creme de leite e, algumas vezes, batata palha. Então, com base nessa receita, vale a pena investir em Merlots, Syrahs, Chardonnays e Rieslings.

Panetone e Chocotone

Não poderíamos deixar de falar do maior clássico do final de ano, feito com frutas cristalizadas, é normalmente harmonizado com os espumantes brut e se for um chocotone, com gotas ou pedaços de chocolate, o vinho do Porto é a melhor pedida.

Agora é com você! Faça sua lista de compras, enfeite a casa e impressione na hora da ceia, compartilhe bons momentos brindando com pessoas especiais com a bebida certa para cada prato, em nosso site www.imigrantesbebidas.com.br você encontra tudo para beber nesse fim de ano. Aproveite!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas