Qual a importância da acidez no vinho?

Por . em 6/09/2021

Alguns elementos são fundamentais para fazer de um vinho um conjunto harmonioso de sabor notável. O tanino, o álcool e a acidez, são três elementos que tornam a estrutura de um vinho vivaz e com personalidade.

A acidez, é responsável por deixar na boca a sensação de frescor, estendendo suas qualidades de sabor no paladar, o que caracteriza uma bebida de alto padrão.

É comum encontrarmos descrições como “boa acidez” para vinhos com caráter ácido marcante em análise sensorial de degustação.

Na harmonização a acidez também tem função fundamental. Os vinhos brancos com teor de acidez acentuados são ótimos antes das refeições, pois o salivar é sua ação imediata quando em contato com a boca, aquela sensação que conhecemos como “ficar com água na boca”, abrindo o apetite e preparando o paladar para a refeição.

Os tintos, acompanham muito bem pratos gordurosos, equilibrando o peso desses tipos de alimentos; funcionam também com pratos com molhos mais ácidos, como os de tomate, onde o teor de acidez do prato realça a qualidade de seus ingredientes; e ainda serve para inibir o gosto salgado e apimentado em alguns outros.

O importante é o equilíbrio, para que a bebida se torne um prazer ao ser degustada tornando a experiência muito mais agradável. E como é regulada a acidez em um vinho?

O nível de acidez em um vinho está relacionado com o tipo de uva, clima e vinificação.

As uvas tornam-se menos acidas conformem amadurecem. Dessa forma regiões de climas frios, onde as uvas têm mais dificuldade de amadurecer, produzem vinho com maior acidez, já em locais de clima quente, que a uva amadurece com mais rapidez, originam vinhos menos ácidos. As condições da safra também podem influenciar na concentração de ácidos.

No vinho, a acidez é o resultado da presença de diversos compostos e de vários ácidos, alguns como málico, cítrico e tartárico são naturais das uvas, mas existem outros, como o lático e o succínico, que são produzidos durante o processo de fermentação.

Entender mais sobre as características dos vinhos é uma das coisas mais gostosas de fazer, e se for apreciando uma boa taça, fica melhor ainda! Confira nossos rótulos, temos opções incríveis para você saborear disponíveis em nosso site www.imigrantesbebidas.com.br

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas