Qual a diferença entre Espumante, Prosecco, Champagne, Lambrusco, Asti e Cava?

Por . em 28/10/2021

Não importa o motivo do brinde, o espumante nunca pode faltar. Mas você sabe as diferenças e semelhanças que existem entre cada variação dessa bebida?

O espumante é um vinho que passa por duas fermentações sendo que na primeira, o açúcar do mosto das uvas se transforma em álcool. Na segunda, fermentos colocados no líquido produzem o gás, as bolinhas que conhecemos, ou seja um vinho branco ou rosé efervescente, com gás carbônico.

No caso dessa segunda fermentação, ela pode ocorrer na própria garrafa com o método chamado Champenoise usado no espumante mais famoso do mundo, o Champagne ou através do sistema Charmat em grandes cubas fechadas de aço inox.

Todo Champagne é um espumante, mas nem todo espumante é necessariamente um Champagne. Agora vamos entender melhor essa frase com as diferenças apresentadas nos nomes dos espumantes.

O Frisante é um vinho com menos gás e espuma do que um espumante.

O Champagne é um vinho branco ou rosé espumante, só que produzido especificamente na região de Champagne, no nordeste da França. Eles são produzidos à base apenas das uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Só pode ser chamado de Champagne o fermentado de uva que for produzido nessa região.

O Lambrusco é um vinho frisante produzido a partir da uva Lambrusco. É um vinho originário da região da Emilia Romagna, na Itália. É jovem e doce.

Prosecco é produzido na região vinícola localizada em Veneto, norte/nordeste da Itália, originalmente produzidos com a uva Prosecco. Sua denominação de origem é protegida, assim como o Champagne. Outro detalhe importante é que a sua segunda fermentação ocorre pelo método Charmat, em grandes tanques de aço inox.

Asti é uma Denominação de Origem Controlada e Garantida (D.O.C.G.), a mais alta classificação de vinhos da Itália. O espumante elaborado pelo método Asti é submetido a uma única fermentação alcoólica que não se completa, neste caso em autoclaves, mantendo no espumante um maior residual de açúcar e menor graduação alcoólica.

Cava é o nome de uma Denominação de Origem na Espanha, que envolve as províncias de Alava, Badajoz, Barcelona, Girona, La Rioja, Lleida, Navarra, Tarragona, Valencia e Zaragoza.
Dentro de cada província existem áreas específicas delimitadas pela denominação. Um legítimo Cava só pode ser elaborado pelo método tradicional.

E aí, conseguiu entender um pouco mais sobre as diferenças entre Espumante, Prosecco, Champagne, Lambrusco, Asti e Cava? Na dúvida, o melhor é conferir na prática! E para isso, descubra qual combina mais com você na seção de vinhos em nossas lojas. Temos tudo disponível no site www.imigrantesbebidas.com.br para você aproveitar. Tim-tim

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas