O que é Screw cap?

Por . em 12/05/2020

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o duelo entre os vinhos com fechamento em Screw cap e as famosas rolhas. Mas se você é do time que não faz ideia do que é Screw cap ou do time que fica desconfiado com a qualidade quando compra um vinho que não tem rolha esse artigo é para você!

O screw cap é uma vedação alternativa usada pela primeira vez na França, em 1959, mas que ganhou realmente o mundo nos anos 2000, quando produtores da Austrália e Nova Zelândia começaram a utilizar essa tecnologia em seus vinhos. Além do fechamento em rolhas de cortiça, sintéticas e os de vidro, existe a screw cap, que nada mais é do que uma uma tampa de rosca  composta por uma cápsula metálica geralmente de alumínio, com um anel de vedação que fica em contato com a parte superior do gargalo da garrafa, evitando assim o vazamento do líquido.

As tampas de rosca apresentam uma série de vantagens:

  • Essa forma de fechamento tem a praticidade e agilidade como um de seus maiores atrativos e se tornou uma tendência mundial, pois além de fácil manuseio, dispensando o saca-rolha, ele também não deixa o vinho bouchonné, ou seja, evita a contaminação que deixa o vinho com um cheiro terrível de mofo, tornando-o intragável.

Bouchonné = É a expressão utilizada para um vinho que foi infectado por um composto tricloroanisol, conhecido como TCA. Uma substância química que surge da presença de fungos na rolha de cortiça.

  • Possibilita o armazenamento da garrafa na vertical, sem a necessidade do líquido ficar em contato com tampa como em alguns vinhos com rolha de cortiça.

  • São excelentes para proteger o vinho do contato com o oxigênio, o que é ideal para a conservação de vinhos tintos e brancos jovens.

  • Em geral, a produção da tampa de rosca tem baixo custo, o que reflete no valor que você paga pela bebida. Lembrando que o uso da screw cap não tem nada a ver com a qualidade do vinho em si.

  • Vinhos novos, frescos e rosés, beneficiam-se da tampa de rosca, com uma boa preservação dos aromas. O screw cap não compromete a qualidade da bebida, sendo contraindicado apenas para vinhos de longa guarda.

Os vinhos com fechamento Screw cap tem diversas vantagens e a percepção de uso atrelada a vinhos de baixa qualidade é equivocada. Portanto, quando você for escolher seu vinho, não se prenda a isso.

Que tal dar uma chance para os Screw cap? Seja qual for a sua preferência, você encontra os melhores vinhos aqui na Imigrantes Bebidas. Surpreenda-se com nossa variedade e adquira os melhores rótulos pelo melhor preço!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas