Harmonização com pizza!

Por . em 23/09/2019

Quanto mais cheia fica a adega, maior é a indecisão na hora de escolher o rótulo apropriado para cada ocasião, não é mesmo? Para cada refeição é possível encontrar uma bebida que deixe o momento ainda mais completo e saboroso. Até mesmo refeições rápidas podem ser melhor apreciadas quando harmonizadas, como a inigualável combinação de pizza e vinho.

Ela é uma excelente pedida para uma reunião com os amigos, um almoço descolado e é o prato perfeito para iniciar a Sexta e ou fechar o final de domingo.

É certo que os vinhos tintos, em geral, dominam esse cenário. Isso acontece porque a massa da pizza e o molho de tomate harmonizam muito bem com esse estilo de vinho. Porém, existem muitas opções de recheios que permitem diversas combinações.

Que tal aprender a fazer a harmonização de vinhos com a sua pizza favorita?

Calabresa (ou pepperoni) = Cabernet Sauvignon

Pizzas com embutidos, como é o caso da calabresa e do pepperoni, precisam de vinhos de sabor tão intenso quanto o seu. Um Cabernet Sauvignon se encaixa perfeitamente nesse caso, pois possui força suficiente para suportar a presença marcante da pizza. No caso da pizza pepperoni, o sabor apimentado do embutido também combina muito bem esse tipo de vinho, porém tente escolher os menos alcoólicos.

Mussarela (ou marguerita) = Chianti

As pizzas de mussarela e ou marguerita são umas das receitas mais clássicas desse prato tipicamente italiano. Por isso, pode ser uma excelente ideia harmonizá-los com uma bebida que vem do mesmo lugar: os vinhos produzidos com a uva Sangiovese, como os bons Chianti. Com taninos discretos, seu toque frutado e sua acidez vão muito bem com pizzas delicadas como essas.

Frango com Catupiry = Pinot Noir

Essa pizza é capaz de unir o sabor suave de uma carne branca e textura cremosa do Catupiry em apenas uma fatia. Por isso, o vinho precisa ser delicado, para não competir com a harmonia desses dois ingredientes.  A sensibilidade é essencial para acompanhar uma combinação tão harmoniosa como a gordura do queijo e delicadeza do frango. Por isso, procure por vinhos de corpo leve e boa acidez como os Pinots.

Portuguesa = Merlot

A pizza portuguesa recebe muitos ingredientes completamente diferentes. Por isso, essa é uma das receitas mais difíceis de harmonizar. Para essa complexidade de sabores, a melhor opção de vinho é aquela produzida com a uva Merlot, que é bastante intensa e com corpo suficiente para suportar essa combinação.

Atum = Chardonnay

Para muitos, a única regra para determinar qual vinho combina com peixe é que esses frutos do mar não devem ser servidos com tintos. Mas isso é um equívoco.
Embora a maioria dos tipos de peixe realmente combinem com vinhos brancos, para determinar a melhor harmonização entre o prato e a bebida é preciso considerar questões como a delicadeza, a cor da carne e o preparo. No caso da pizza de atum  Chardonnay é a escolha certa!

Bacon = Malbec

Uma das maiores paixões brasileiras, o bacon! Com caráter gorduroso, carnudo e intenso, a pizza de bacon harmoniza muito bem com esse vinho concentrado e de sabores profundos e frutados, de corpo médio, como por exemplo os da uva Malbec.

Quatro Queijos = Cabernet Franc

Escolha rótulos varietais e se surpreenda com o sabor dessa harmonização. Para quem está procurando um vinho que combina com a Pizza sabor Quatro Queijos a pedida é Cabernet Franc. Pois como a pizza tem maior teor de gordura ela harmoniza bem com a acidez dessa bebida.

Essas são nossas sugestões de harmonização de vinho com pizza, se gostou, compartilhe essas dicas com amigos!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas