Dia do Cabernet Sauvignon

Por . em 30/08/2021

Você sabia que dia 29 de agosto é comemorado o dia do Cabernet Sauvignon, um dia dedicado especialmente às uvas dessa casta.
Porém você pode encontrar outras datas para essa comemoração, no Chile por exemplo, toda última quinta-feira de agosto é comemorado o Dia Internacional do Cabernet Sauvignon.

O Cabernet Sauvignon foi desenvolvido a partir do cruzamento de duas outras uvas: a Cabernet Franc, mais delgada, e a Sauvignon Blanc, que dá origem a vinhos refrescantes. Como resultado, os frutos dessa casta são pequenos e escuros, com pele grossa e pouca polpa, conferindo cor escura aos vinhos. Seus aromas e sabores são marcantes e fáceis de reconhecer.

Os vinhos Cabernet Sauvignon são, normalmente, vinhos potentes, fortes, encorpados e com grande presença de taninos, o que é ideal para pratos de sabor forte, tais como carnes gordurosas, churrasco, queijos duros, patês condimentados, massas com molho vermelho, risotos e até com um arroz carreteiro.

Por ter características tão únicas e se adaptar tão bem a diversos climas e solos, o Cabernet Sauvignon ganhou o título de “rainha das uvas tintas”. Sua notoriedade e popularidade inspiraram a criação desse dia especial, dedicado a reconhecer a sua importância no mundo dos vinhos. Porém para os amantes da uva o dia certo pouco importa, o importante é comemorar.

De acordo com a Organização Internacional do Vinho, o Cabernet Sauvignon, possui 341 mil hectares no mundo se tornando a uva mais plantada no planeta, com uma estimativa de que 5% de todos os vinhedos existentes.
Esta cepa se originou em Bordeaux, na França, no entanto, se adaptou muito bem em diversos países, como Chile (Maipo), África do Sul, Califórnia (Napa Valley), Itália (Toscana) e no Brasil (Vale dos Vinhedos na Serra Gaúcha).

No Chile, país famoso pela qualidade de seus vinhos, as plantações desta cepa representam 30% da área total de vinhas de todo o país, onde se encontram alguns dos melhores expoentes da casta a nível mundial. A região chamada de Alto Maipo é considerada hoje em dia, como uma das referências para a produção desta uva no Chile e internacionalmente.

Em 2010, o comunicador Rick Bakas, para divulgar as vinícolas de Napa Valley, nos Estados Unidos, começou o movimento no Twitter usando a hashtag #CabernetDay.
E assim foi possível homenagear e impulsionar as vendas não só da uva mais plantada do mundo, mas também daquela que junto com o Chardonnay colocou os vinhos americanos no radar da viticultura mundial.

Selecionamos aqui 6 rótulos com a uva Cabernet Sauvignon para você descobrir as nuances dessa incrível variedade em cada local:

Vinho Château Reynon

Possui aroma suave e elegante, com toques de groselha negra e nuances de alcaçuz são características deste tinto de Bordeaux, na França que apresenta em sua composição uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot.

Vinho Los Campos Cabernet Sauvignon

Elaborado próximo a Cordilheira dos Andes a leste do Chile, é um local onde a cultura vinícola é uma vocação.
Apresenta cor vermelho rubi com reflexos vermelhos brilhantes. Nariz intenso de morangos e framboesas com um toque de cacau. No paladar é vivo e agradável, de bom equilíbrio com acidez e taninos pronunciados no final.

Vinho Trapiche Cabernet Sauvignon

Vinho argentino tinto, elaborado a partir de uvas 100% Cabernet Sauvignon. Possui cor vermelho brilhante, aroma de blackberries e especiarias. Na boca é suave e equilibrado, com forte presença de taninos.

Vinho Nederburg Winemasters Cabernet Sauvignon

Elaborado na África do Sul, é um vinho vermelho rubi intenso, com aroma de frutas negras (cassis e cereja) e toques de baunilha.

Vinho Miolo Reserva Cabernet Sauvignon

Produzido no Brasil, sua cor é vermelho púrpura, com tonalidades que vão do rubi, violáceo, ao ocre no final das bordas, apresenta aroma de boa intensidade. Na boca é agradável, com taninos presentes, boa estrutura e equilíbrio.

Vinho Occhio Nero Linea Innovazione Cabernet Sauvignon

Diretamente da Itália, o Occhio Nero é um vinho surpreendente em todos os sentidos, por isso este não é apenas um Cabernet Sauvignon. É o Cabernet Sauvignon com o seu toque pessoal.
Caracteriza-se pela cor vermelho rubi intenso, aroma profundo, amplo, com notas de pimentão, amora e blueberry. No paladar harmônico é agradável e com taninos finos.

Para celebrar este dia é muito simples e delicioso: abra um bom Cabernet Sauvignon e o compartilhe com familiares e amigos. Acesse em nosso site www.imigrantesbebidas.com.br e confira mais de 200 rótulos disponíveis.

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas