A mulher na cultura do vinho

Por . em 11/09/2019

Há muita gente que descreve alguns atributos de um vinho como sendo femininos, mas afinal o que isso quer dizer?

Diversas enólogas e sommelières acreditam que este é um adjetivo pouco assertivo, pois a feminilidade é diferente para cada mulher.

“A maioria das mulheres preferem vinhos brancos ou rosés, pois são mais frutados, mas não existe um tipo de paladar definido” diz Lynne Whitaker, diretora da empresa de consultoria de marcas para a indústria de vinhos.

Baseada nisso, a sommelière Gabriele Frizon elegeu alguns vinhos que apresentam as singularidades de vinícolas dirigidas por mulheres em um projeto nomeado “Mulheres na Vinicultura: A mulher na cultura do vinho desde o campo ao serviço”. Realizado no restaurante Tivoli Mofarrej, são elaborados 14 pratos criados pelos Chefs Rogério Siqueira e Danilo Dantas, que harmonizam com os vinhos escolhidos por Gabriele.

Na Borgonha ocorre uma competição anual chamada Feminalise, onde mais de 4mil vinhos de diferentes marcas, safras, estilos, países e vinícolas são degustados às cegas por mulheres viticultoras, compradoras de vinho, críticas e bloggers de vinhos, onde são premiados os melhores produtos apresentados.
Este evento ajuda a derrubar algumas ideias clichês que existem em torno desta relação das mulheres com o vinhos. Veja algumas delas:

Elas não sabem comprar vinhos direito
As mulheres têm mais habilidade para escolher vinhos que combinam com a comida.

Vinhos produzidos por mulheres são vinhos para mulheres
Não existem vinhos para mulheres ou para homens. O que existe são estilos de vinhos que agradam mais a uns do que a outros, independentemente do sexo.

O segmento do vinho é muito mais masculino do que feminino
Cresce exponencialmente o número de mulheres envolvidas com o mundo do vinho, desde a produção à sommelière.

Mulheres não se aventuram muito na compra de vinhos
Mulheres arriscam bem mais do que os homens na hora de comprar vinhos que elas nunca experimentaram.

Mulheres bebem mais vinhos brancos e doces
Na verdade, elas bebem majoritariamente vinhos tintos (aprox. 70%).

Informações baseadas em: “Não me venha com essa de vinho de mulher”, Blog da Belle e “The Wine Queens – As Mulheres no Mundo dos Vinhos” por Patricia Kozmann para Estadão

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas