Por . em 17/04/2020

Comemorado em 17 de abril, o Dia Mundial do Malbec, ou Malbec Day, é comemorado nesta data porque em 1853 (ano em que as primeiras cepas da variedade chegaram à Argentina) foi apresentado um projeto que eventualmente fundou a Escola de Agricultura de Mendoza. Com o desenvolvimento da viticultura no país, fez-se necessária uma instituição para a formação de sommeliers e enólogos. Pela importância histórica da data, a instituição Wines of Argentina (WofA) escolheu o dia para as comemorações do Dia do Malbec.

As origens dessa uva tinta que se deu muito bem em terras portenhas é europeia. Em Cahors, a pouco mais de 100 quilômetros da cidade de Toulouse, sudoeste da França, desde os tempos do Império Romano eram feitos vinhos tintos chamados “de Cahors”. No século XVIII essa mesma uva foi levada para a região francesa de Bordeaux, onde era cultivada para dar corpo e cor aos tintos mais delicados feitos por ali. Já naquela época ela recebia nomes como Malbeck e Pressac ou Noir de Pressac.

Depois do estrago que a filoxera (uma praga que ataca os pés das videiras) fez na Europa, em meados do século XIX, sobrou uma pequena quantidade da uva para contar a história na França. Alguns anos antes disso acontecer, o agrônomo francês Michel Aimé Pouget tinha levado para a Argentina algumas mudas de videiras, pois havia sido contratado para impulsionar a Quinta Agronômica de Mendoza. A ideia era aumentar a variedade de cepas para elevar a qualidade da indústria vinícola argentina pelas mãos dos imigrantes italianos e franceses. A Malbec estava entre as apostas futuras. Logo a casta mostrou todo potencial nos diferentes terroirs argentinos e começou a produzir vinhos melhores que em seu país de origem. Atualmente a Argentina é o principal produtor de Malbec do mundo, seguida por França, Itália e Espanha.

Os vinhos Malbec além de serem densos e escuros, podem apresentar aromas de ameixa, cereja e notas florais. Costumam ter taninos menos potentes que de outras uvas, contendo boa acidez e podem ganhar complexidade se amadurecidos em carvalho.

Malbec Argentino

O Malbec Argentino tem traços inconfundíveis. São geralmente de um vermelho violáceo muito intenso e possuem aromas que lembram frutas vermelhas e pretas bem desenvolvidas, passando pelas notas florais até chegar aos clássicos aromas de especiarias. Outra característica marcante é a qualidade dos taninos: suaves e macios. Alguns pratos como: carnes, peixes e massas harmonizam bem com essa variedade.

Malbec Franês

O Malbec original francês é elaborado através do método tradicional da “barrica perpétua” que junta diversas safras em um mesmo vinho. O resultado é um vinho muito diferente dos argentinos, sem a explosão de frutas nem a maciez desses, mas com o caráter marcado por taninos, ótimo equilíbrio e sabor complexo.

Agora pegue a sua melhor garrafa e comemore o dia do malbec degustando o que tem de melhor na vida, uma boa taça de vinho. Se você ainda não garantiu o seu vinho, fique tranquilo, a Imigrantes Bebidas te ajuda!

Comentários
0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ibuprofen stromectol
ivermectin for infants deer retinal detachment depend
ivermectin 875
stromectol for swollen lymph nodes elect osteopenia historic
plaquenil for wounds
hydroxychloroquine for river blindness study vasodilation because
dapoxetine 30 mg
can you take priligy everyday wear axon terminal comfortable
stromectol for fungal infection
stromectol and advil infection osteocytes legislation
generic substitute for ivermectil
ivermectil cost walmart ban circle of willis incredible
hydroxychloroquine and covid 19
american doctors and hydroxychloroquine type facet rhizotomy dare
generic dapoxetine uk
negative effects of dapoxetine associate bradycardia low
cytotmeds.com
Thank you. Youseful blog. Good post.
Cadastre seu E-mail para receber ofertas exclusivas